Trabalhos com Sistemas de Videoconferência



 Atualmente se fala e escreve muito sobre videoconferência como suporte e apoio as atividades educacionais, ainda mais quando elas são a distância. Porém, as vezes lendo sobre este tema ele parece um pouco complicado para se colocar em prática dentro da sala de aula presencial, mas tudo vai depender do que se pretende fazer com esta ferramenta.

Logo que comecei as minhas atividades no CINTED (veja a postagem) fui informada que o departamento realizava atividades a distância com equipamentos de conferência. Na época não existiam muitos programas on line acessíveis para a realização das atividades via computador, então eram usados equipamentos específicos para vídeo conferência do tipo ponto-a-ponto. Dependendo da configuração destes equipamentos e da rede onde se encontram é possível realizar conferências multipontos, onde vários equipamentos podem estar transmitindo e recebendo as mesmas informações ao mesmo tempo, em alta velocidade e definição de áudio e vídeo.


Fonte: pixabay.com


Em 2004, quando o departamento saiu da Faculdade de Educação da UFRGS e foi para o 3º andar do prédio Anexo III da Reitoria, começou-se a intensificar os trabalhos de transmissão por videoconferência a partir da organização de uma sala específica para as atividades com uma parede de cor sólida para a aplicação de chroma key.

Com o grande avanço das ferramentas digitais online em 2006 a UFRGS realizou um convênio junto a Faculdade de Medicina e adquiriram o sistema novo para Webconferência Breeze (tutorial) desenvolvido pela Macromedia. Em menos de dois anos a Adobe comprou o sistema e realizou atualizações, com isso ocorreu alteração no nome para Connect


Logo do Brezze

Porem, antes de trabalhar com ferramentas proprietárias já utilizava o próprio chat e o sistema de conversa por vídeo do MSN Messenger para conversar com colegas e alunos das disciplinas dos cursos que era tutora. Na época algumas pessoas me perguntavam o motivo de usar aquela ferramenta, pois para eles servia somente para "conversar" (distração). Acredito que quem faz a funcionalidade da ferramenta é o usuário.

Outro sistema que também cheguei a trabalhar para realizar videoconferência foi o Skype (site) devido a possibilidade de realizar chamadas de vídeo com chat. Devido com as atualizações o sistema passou a realizar chamadas de vídeo com mais de dois usuários, permitindo que as conferências pudessem ser realizadas em grupo, além da opção de permitir o compartilhamento de documentos e imagens entre os participantes.

Uma ferramenta que gostei de trabalhar para realizar atividades de conferência através do computador com compartilhamento de dados foi o sistema de Bate-papo do Gmail. Inicialmente ele permitia apenas conversas entre os usuários do Gmail, e com a instalação de um plugin de vídeo as conversas passaram a ser mais interativas. Posteriormente com o APP GTalk (site) foi possível ampliar os recursos de comunicação entre os usuários de internet via computador, tablet e smartphones. Atualmente é possível realizar transmissões ao vivo utilizando o Hangouts (para uso no pc), que é a versão atual desta ferramenta (app).

Cada vez mais novas ferramentas que permitem a comunicação síncrona estão sendo disponibilizadas na rede em formato de app's para os smartphones e programas computadores e notes.


Logo trarei mais materiais. 
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