Pular para o conteúdo principal

Mídias na Educação - Produção do material didático





 No final do ano de 2005, mais especificamente no mês de novembro, iniciou-se no Centro CINTED a organização da equipe, a qual fiz parte, que iria começar a desenvolver parte dos materiais didáticos para o Módulo de Informática para os Cursos de Mídias na Educação Ciclos Básico, Intermediário e Avançado promovido pelo MEC, em parceria com várias Universidades Federais do Brasil.
 
 O conteúdo programático era entregue pela coordenação do projeto e cabia a equipe, com o acompanhamento de professores, a reestruturação dos mesmo em formato digital para o Curso.
 
 A estrutura do material teve sua organizam feita com base na estrutura de uma pequena Cidade com seis prédios que circundam uma praça com um chafariz. Cada um dos prédios tinha a função de organizar um tipo de material relacionado a uma das etapas de cada módulo. Os prédios que compõem a Cidade são:
  • Escola;
  • Biblioteca;
  • Shopping Center;
  • Salão de Jogos;
  • Cinema e
  • Café.
 No prédio da Escola os alunos encontram as orientações sobre o conteúdo, os materiais de apoio e as atividades da respectiva etapa e as atividades a serem realizadas. Na Biblioteca foram organizados todos os tutoriais e textos necessários que o aluno precisa ler ou assistir para realizar as atividades. Os materiais de apoio extra foram colocados no prédio do Shopping Center. Para que os alunos pudessem testar seus conhecimentos adquiridos com suas leituras e estudos foram criados Quizis e outros tipos de jogos diversos, estes foram colocados no Salão de Jogos. Os vídeos, documentários e entrevistas relacionados ao conteúdo de cada etapa de cada um dos módulos foram organizados no prédio do Cinema. As orientações para os debates e trocas de ideias realizadas nos Fóruns dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ficam organizadas no Café.

  O trabalho teve aproximadamente duração inicial de seis meses, onde entregamos a primeira versão de todos os materiais produzidos pela equipe que participou do projeto.

Estes materiais fazem parte do Módulo de Informática que faz conjunto com os outros três módulos: Material Impresso, TV e Vídeo e Rádio.

Logo trarei mais materiais.
Deixe dicas de assuntos que tenha interesse. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO Formação Social da Mente Cap 1- Fichamento

Atualmente muitos educadores, autores e pesquisadores que trabalham com Informática na Educação e Educação a Distância utilizam os textos de Lev Semionovitch Vygotsky para apoiar suas estratégias de ensino e aprendizagem.
Este vídeo é o primeiro de oito vídeos relacionados ao produção de  fichamentos de cada um dos capítulos do Livro "A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores" (Saraiva, Cultura) escrito por Lev Vygotsky.


Existem outros autores que podemos utilizar para dar suporte as propostas pedagógicas e metodológicas dentro da Informática e Educação.
Logo trarei outros capítulos e livros, caso tenha alguma dica deixe aqui.

Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática

No ano de 2012, ao final da segunda edição do Curso de Mídias na Educação Ciclo Avançadoa Coordenadora do Cursos Liane Tarouco, organizou a produção e publicação de um livro composto, a partir, dos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) e da contribuição de professores do Curso.

 O livro recebeu o título de Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática, a obra é composta por 24 capítulos, divididos em parte I e II com um total de 502 páginas.

O livro está disponível para empréstimo na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED) e em versão digital no site do Catalogo UFRGS - SABi.



Logo trarei mais materiais.
Deixe dicas de assuntos que tenha interesse.

A inclusão das novas tecnologias dentro de um antigo contexto educacional

O sonho da internet nas escolas da rede pública cada dia se mostra mais vivo através dos projetos implementados pelos Governos federal, estaduais, municipais que contam com o auxilio da iniciativa privada. 
Porém desde o ano 2000, já foram criados vários projetos que visaram desde a implementação de todos os requisitos técnicos necessários e existentes no país, para ter condições de operar na internet com velocidade de transmissão de dados e a utilização de serviços e aplicações. Como também a implementação de infraestrutura avançada para pesquisa e ensino nas instituições e capacitação através de treinamento e formação tecnológica de profissionais para atuarem nestes ambientes de cultura digital. 
No caso das parcerias o governo desenvolveu projetos com metas maravilhosas, visando à participação do país no projeto americano da Internet-2, além dos projetos nacionais envolvendo a iniciativa privada, o setor de prestação de serviço e as instituições federais de ensino superior e institut…