Mídias na Educação - Produção do material didático





 No final do ano de 2005, mais especificamente no mês de novembro, iniciou-se no Centro CINTED a organização da equipe, a qual fiz parte, que iria começar a desenvolver parte dos materiais didáticos para o Módulo de Informática para os Cursos de Mídias na Educação Ciclos Básico, Intermediário e Avançado promovido pelo MEC, em parceria com várias Universidades Federais do Brasil.
 
 O conteúdo programático era entregue pela coordenação do projeto e cabia a equipe, com o acompanhamento de professores, a reestruturação dos mesmo em formato digital para o Curso.
 
 A estrutura do material teve sua organizam feita com base na estrutura de uma pequena Cidade com seis prédios que circundam uma praça com um chafariz. Cada um dos prédios tinha a função de organizar um tipo de material relacionado a uma das etapas de cada módulo. Os prédios que compõem a Cidade são:
  • Escola;
  • Biblioteca;
  • Shopping Center;
  • Salão de Jogos;
  • Cinema e
  • Café.
 No prédio da Escola os alunos encontram as orientações sobre o conteúdo, os materiais de apoio e as atividades da respectiva etapa e as atividades a serem realizadas. Na Biblioteca foram organizados todos os tutoriais e textos necessários que o aluno precisa ler ou assistir para realizar as atividades. Os materiais de apoio extra foram colocados no prédio do Shopping Center. Para que os alunos pudessem testar seus conhecimentos adquiridos com suas leituras e estudos foram criados Quizis e outros tipos de jogos diversos, estes foram colocados no Salão de Jogos. Os vídeos, documentários e entrevistas relacionados ao conteúdo de cada etapa de cada um dos módulos foram organizados no prédio do Cinema. As orientações para os debates e trocas de ideias realizadas nos Fóruns dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ficam organizadas no Café.

  O trabalho teve aproximadamente duração inicial de seis meses, onde entregamos a primeira versão de todos os materiais produzidos pela equipe que participou do projeto.

Estes materiais fazem parte do Módulo de Informática que faz conjunto com os outros três módulos: Material Impresso, TV e Vídeo e Rádio.

Logo trarei mais materiais.
Deixe dicas de assuntos que tenha interesse. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula para a identificação de símbolos, com o uso de tecnologia

Plano de aula: Transformação de Números Decimais em Binários

Ferramentas de Anotação e Colaboração: Saiba como usar aplicativos e softwares para promover a colaboração entre os alunos.