Pular para o conteúdo principal

A importância da utilização das mídias articuladas a projeto pedagógico



Atualmente convivemos em sala de aula com crianças da geração Y, produtores de conteúdos online, e adolescentes da geração Z, que conseguem incorporar facilmente as tecnologias. Eles sabem digitar e enviar mensagens pelo celular e tabletes mais rápido que conseguimos ler o que foi escrito. Também sabem acessar várias redes sociais, enviar e receber arquivos por elas enquanto ainda usamos e-mail como forma de nos comunicarmos. Porém quando precisam realizar um trabalho escolar se deparam com a necessidade de escrever um trabalho formal com regras básicas de formatação que não as dominam.


Por estes motivos apresentados considero como evidência destes novos aspectos o fato de que nossos alunos, todos os dias, convivem dentro e fora da escola com informações atualizadas sobre tecnologias consideradas básicas por eles, como app’s para celulares e tablet com sistema androide; jogos colaborativos, vídeos e teclas de atalho a serem acessados e utilizados com o computador; e novas versões de consoles, acessórios e jogos. Nem sempre essas descobertas são vistas com bons olhos pelo corpo docente da escola, mas para eles é o máximo estarem mais informados que seus professores.


Para uma melhor utilização e abordagem do foco de interesse dos alunos junto as necessidades de uma educação formal transmitida pela escola, é preciso que, nós professores, dentro de nossas áreas de atuação procuremos TIC’s e mídias que possam nos auxiliar a apresentar de forma mais atrativa e interessante os conteúdos escolares. Perrenoud (2000, 14), nos traz a proposta de desenvolvermos novas competências que poderão acentuar potencialidades para desempenharmos nosso papel de professor perante as tecnologias atuais.


O autor, em seu estudo, apresenta 10 grandes famílias de competências, que são: 
1) organizar e dirigir situações de aprendizagem; 
2) administrar a progressão das aprendizagens; 
3) conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; 
4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 
5) trabalhar em equipe; 
6) participar da administração escolar; 
7) informar e envolver os pais; 
8) utilizar novas tecnologias; 
9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; 
10) administrar a própria formação.

A proposta de se trabalhar com projetos, como Moran e Almeida (2005) propõem, tornasse relevante tendo em vista a necessidade de termos que introduzir novas tecnologias e mídias em nossas aulas. Dessa forma poderemos propor a elaboração dos trabalhos com o apoio de uma ferramenta que dará subsídios para que o trabalho seja construído e apresentado de forma mais criativa e elaborada.

Logo trarei mais materiais.
Deixe dicas de assuntos que tenha interesse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO Formação Social da Mente Cap 1- Fichamento

Atualmente muitos educadores, autores e pesquisadores que trabalham com Informática na Educação e Educação a Distância utilizam os textos de Lev Semionovitch Vygotsky para apoiar suas estratégias de ensino e aprendizagem.
Este vídeo é o primeiro de oito vídeos relacionados ao produção de  fichamentos de cada um dos capítulos do Livro "A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores" (Saraiva, Cultura) escrito por Lev Vygotsky.


Existem outros autores que podemos utilizar para dar suporte as propostas pedagógicas e metodológicas dentro da Informática e Educação.
Logo trarei outros capítulos e livros, caso tenha alguma dica deixe aqui.

Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática

No ano de 2012, ao final da segunda edição do Curso de Mídias na Educação Ciclo Avançadoa Coordenadora do Cursos Liane Tarouco, organizou a produção e publicação de um livro composto, a partir, dos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) e da contribuição de professores do Curso.

 O livro recebeu o título de Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática, a obra é composta por 24 capítulos, divididos em parte I e II com um total de 502 páginas.

O livro está disponível para empréstimo na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED) e em versão digital no site do Catalogo UFRGS - SABi.



Logo trarei mais materiais.
Deixe dicas de assuntos que tenha interesse.

A inclusão das novas tecnologias dentro de um antigo contexto educacional

O sonho da internet nas escolas da rede pública cada dia se mostra mais vivo através dos projetos implementados pelos Governos federal, estaduais, municipais que contam com o auxilio da iniciativa privada. 
Porém desde o ano 2000, já foram criados vários projetos que visaram desde a implementação de todos os requisitos técnicos necessários e existentes no país, para ter condições de operar na internet com velocidade de transmissão de dados e a utilização de serviços e aplicações. Como também a implementação de infraestrutura avançada para pesquisa e ensino nas instituições e capacitação através de treinamento e formação tecnológica de profissionais para atuarem nestes ambientes de cultura digital. 
No caso das parcerias o governo desenvolveu projetos com metas maravilhosas, visando à participação do país no projeto americano da Internet-2, além dos projetos nacionais envolvendo a iniciativa privada, o setor de prestação de serviço e as instituições federais de ensino superior e institut…